Minha Cidade Linda é citado em guia de arquitetura apresentado na COP30

0
minha

Programa atende agenda 2030 da ONU, levando urbanização, mobilidade e segurança para cerca de 100 municípios alagoanos

 

 

Responsável pela pavimentação em paralelepípedo de diversas ruas em todo o estado, o programa Minha Cidade Linda, da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), está presente no 5° guia do Instituto de Arquitetos do Brasil para a agenda 2030, plano de ação global elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo a busca por um mundo mais sustentável. O programa alagoano é destaque como cumpridor de 3 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos no acordo.

Municípios como Pariconha, Ibateguara e Belo Monte foram alguns dos beneficiados, recebendo, além de pavimentação, sistema de drenagem e sinalização completa, com requalificação dos passeios e construção de praças.

Executado por etapas, o programa gera empregos recorrentes nos municípios, contando com cerca de 70% da mão de obra local, cumprindo o compromisso com o ODS 8 estabelecido na agenda da ONU, relacionado a ‘Trabalho decente e crescimento econômico’.

Além dos mais de 1.200 empregos gerados na execução, as obras do programa Minha Cidade Linda valorizam o comércio local, entregando ruas dignas e de fácil acesso para a circulação da economia.

O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, destaca a importância do programa Minha Cidade Linda, que vem mudando a cara dos municípios alagoanos em todas as regiões do estado. “Além de gerar emprego e renda, as ações do Minha Cidade Linda têm levando dignidade aos moradores e a valorização dos imóveis”, reconhece.

Pensando na realidade do clima do Nordeste, a obra é planejada para ter longa duração, sendo cumprido assim o ODS 9, de Indústria, Inovação e Infraestrutura. As pavimentações são feitas com paralelepípedos, um material mais resistente às temperaturas e mudanças climáticas da região.

Junto à pavimentação, são executadas obras de requalificação e construção de passeios, sistema de drenagem e sinalização, para garantir, além da mobilidade urbana, a segurança de pedestres e motoristas.

E nem só de ruas vive o Minha Cidade Linda. Com praças, playgrounds e academias ao ar livre, o programa também cumpre a ODS 11, sobre Cidades e Comunidades Sustentáveis. As praças promovem o convívio social, criam espaços seguros para as crianças brincarem e incentivam a prática esportiva, sempre entregando academias ao ar livre com placas de orientação e aparelhos de qualidade para a movimentação dos moradores.

 

 

Emmanuely Geisyely / Ascom Setrand

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *