Bortoleto aponta dificuldades na classificação em Las Vegas: “Como pilotar no gelo”

Piloto classificou-se em 18º lugar na sessão da madrugada deste sábado, marcada pelas condições adversas da pista em consequência de chuva
Em sua temporada de estreia na F1, Gabriel Bortoleto viveu mais uma experiência inédita em sua carreira na noite desta sexta-feira, no GP Las Vegas: participar de uma sessão de classificação inteira com pneus de pista molhada. O resultado, porém, foi abaixo do esperado pelo brasileiro, que ficou com o 18º lugar no grid de largada.
A baixa aderência foi destacada de forma unânime por todos pilotos do grid, mas, questionado pelo ge.globo em Las Vegas se foi a sessão mais difícil que já enfrentou na F1, Bortoleto fez uma comparação sobre guiar no gelo:
– Na F1, sem dúvida nenhuma, foi a vez que mais senti falta de aderência. Parece que você está pilotando no gelo. Com tanta potência que esses carros têm e tão pouca aderência como hoje aqui em Las Vegas, você fica praticamente deslizando o tempo inteiro na pista. Você acelera, você fica destracionando a reta inteira.
Apesar da pouca experiência nestas difíceis condições de pista, o brasileiro assumiu a responsabilidade por um desempenho abaixo do esperado, sendo eliminado no Q1.
– É um desafio que eu preciso aprender. É a primeira vez que eu praticamente tenho uma sessão inteira na chuva. Nesse ano, todas as vezes que a gente andou na chuva, estava secando, como em Spa, por exemplo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/I/n/7812iET8KiJGxROz78nA/gettyimages-2247870531.jpg)
Gabriel Bortoleto larga em 18º lugar no GP de Las Vegas da F1 2025 — Foto: Clive Mason/Getty Images
A previsão do tempo não indica possibilidade de chuva para a corrida na noite deste sábado, e isso pode ser uma boa notícia paras Bortoleto, como explicou ao ge.globo após a classificação em Las Vegas:
– Acho que no seco eu estava contente e bem confiante com o carro. Obviamente largar de trás não vai ser fácil, mas é uma consequência de uma classificação que não foi boa, então faz parte. É uma pena que choveu para a classificação, porque talvez eu não tenha conseguido extrair as duas últimas voltas, mas também eu levo isso como aprendizado. Acho que tem muito a analisar e entender o que eu poderia ter feito melhor. Não foi uma sessão boa da minha parte.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/S/K/IkNkOTTrCDK3SWhNAo3g/gp-las-vegas-f1-2025-1-.jpg)
Infos e horários GP de Las Vegas de F1 2025 — Foto: Infoesporte
Por Rodrigo França — Las Vegas, EUA
