Às vésperas do segundo dia do Enem, estudantes da rede estadual revisam conteúdos de matemática e ciências da natureza

0
seduc

Aulão ocorreu nessa sexta-feira (14), na Escola Estadual Princesa Isabel, por meio da parceria entre Clube do Fera e Seduc

 

 

Às vésperas do segundo dia de provas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes da rede estadual de ensino revisaram conteúdos de matemática e ciências da natureza em aulão promovido nessa sexta-feira (14), na Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa. O evento ocorreu por meio de parceria entre o Clube do Fera e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Dentre os presentes estavam as estudantes Anna Gabriele do Nascimento e Nicole Alves, alunas da Escola Estadual Moreira e Silva, também no Cepa, e que, respectivamente, almejam uma vaga nos cursos de Biologia e Química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“A iniciativa é ótima, os professores são bem articulados e, para nós, que somos alunos de escola pública, é sempre bom porque mantemos o assunto fresco na mente”, disse Anna Gabriele. “Esses aulões são muito bons pois são um incentivo para nós que somos concluintes como também para os treineiros”, complementou Nicole.

Enem em Alagoas

No primeiro dia de provas, domingo (09), 73% do total de inscritos em todo o Brasil compareceram à aplicação do exame, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Em Alagoas, são 96.488 candidatos inscritos no Enem, sendo mais de 34 mil da rede estadual de ensino.

O estado tem polos de aplicação em 27 municípios: Água Branca, Arapiraca, Atalaia, Batalha, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Igaci, Maceió, Marechal Deodoro, Mata Grande, Olho d’Água das Flores, Palmeira dos Índios, Penedo, Pilar, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.

Pela rede estadual de ensino, 34.754 estudantes – entre concluintes do ensino médio e treineiros – fazem as provas do Enem. Este quantitativo fez com que Alagoas fosse o segundo estado do Brasil com o maior número de concluintes da rede pública inscritos no exame – 92,84% do total, ficando atrás apenas do Ceará, com mais de 96% dos concluintes inscritos.

Foca o Enem

Durante todo o ano, a Seduc, por meio do programa Foca o Enem, mobilizou os alunos da Rede Estadual para o exame incluindo apoio e orientações para as inscrições, realização de aulões preparatórios, aulas online no canal do programa no Yotube e distribuição de kits de livros voltados para os exames.

Gerente especial para Exames do Ensino Médio da Seduc, Danielly Verçosa fez uma avaliação positiva da mobilização para o Enem 2025. “Neste ano, alcançamos mais de 34 mil estudantes inscritos, fazendo do nosso estado o segundo do país com maior número de participantes no Enem. Esse resultado é fruto do trabalho dedicado das escolas, que se prepararam durante todo o ano com ações contínuas, acompanhamento próximo e material didático específico. A cada edição, aumentamos o número de inscritos e de aprovados e estamos muito confiantes em mais um excelente desempenho dos nossos estudantes, que se prepararam com empenho e determinação”, observou Danielly.

Orientações

Neste segundo dia de provas, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. As provas iniciam às 13h30 e terminam às 18h30, com duração de cinco horas. Será obrigatório a apresentação de documento de identificação com foto, o que inclui Carteira de Identidade; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e documentos digitais com foto, como e-Título, CIN, CNH ou RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no aplicativo gov.br.

Os candidatos devem ainda levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente para a prova.

Neste sábado que antecede o Enem, Danielly Verçosa dá uma dica aos candidatos: “Aproveite para descansar, durma cedo e se alimente bem. Saia cedo de casa por causa do trânsito e confie no seu potencial, pois você se preparou o ano inteiro. Vá e conquiste a sua vaga no ensino superior”.

 

 

Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *