Caio Souza e Diogo Soares avançam às finais no Mundial de ginástica artística

Brasileiros têm apresentações consistentes e carimbam vaga para a final do individual geral, que é a soma dos seis aparelhos; Caio também disputará final das argolas.
O Mundial de Ginástica Artística, em Jacarta, na Indonésia, terá dois representantes brasileiros na final do individual geral masculino. Após as notas consistentes conquistadas por Caio Souza e Diogo Soares nos seis aparelhos, os atletas se classificaram para a final do individual geral, programada para quarta-feira, às 8h30 (de Brasília). As vagas foram definidas após a conclusão das classificatórias, na madrugada desta segunda-feira (20). O sportv 2 transmite ao vivo as finais do Mundial de ginástica artística.
Caio Souza foi o brasileiro com melhor desempenho na competição, terminando as classificatórias na oitava posição, somando 79,166 pontos nos seis aparelhos. Sua apresentação mais forte foi nas argolas, em que marcou 14,333 pontos e assegurou a última vaga disponível para a disputa de medalhas. Diogo Soares ficou em décimo lugar no individual geral, com 78,798 pontos.
– Argolas é um aparelho muito disputado, com notas muito próximas no alto nível. Há alguns anos, estamos trabalhando para aumentar a nota final. Fizemos esforços para melhorar a nota de partida, incorporamos e substituímos elementos, testamos saídas diferentes. Foi um longo caminho. Vimos o Caio fazer uma linda série, coroada com uma saída cravada. Isso fez toda a diferença para essa classificação histórica. Esse ginasta é um guerreiro incansável, que está de parabéns – disse Ricardo Yokoyama, treinador de Caio.
Diogo Soares no Mundial de ginástica artística — Foto: MeloGym/CBG
Diogo Soares garante, portanto, a terceira final do individual geral em Mundiais – também foi finalista da prova nas Olimpíadas de Tóquio e de Paris. Como de costume, fez séries limpas, com poucos erros, mas com o grau de dificuldade não tão elevado. Os destaques foram 13,866 na barra fixa e 13,666 nas barras paralelas. Tirou, ainda, 13,533 no solo, 13,133 no cavalo com alças, 12,500 no salto e 12,400 nas argolas.
– A meta principal, neste ciclo, é o Mundial de 2027, que será decisivo para a classificação aos Jogos Olímpicos do ano seguinte. Promovemos muitas mudanças nas séries do atleta e nos treinamentos. Foram feitas adaptações e incluídos exercícios nos quais vi possibilidades de elevação das notas. As séries do Diogo ainda estão em construção. Não se encontram ainda completamente limpas e seguras como espero. Nesse processo, o Mundial da Indonésia está sendo essencial porque mostra um início de consolidação de séries, e revela margem para melhora – analisou Daniel Biscalchin, treinador de Diogo.
Caio Souza no Mundial de ginástica artística — Foto: MeloGym/CBG
Por Redação do GE — Jacarta, Indonésia