Conmebol divulga áudio do VAR na expulsão de Plata em Racing x Flamengo

Atacante equatoriano recebeu o cartão vermelho direto aos 10 minutos do segundo tempo
Apesar da classificação à final da Libertadores, o Flamengo reclamou bastante da expulsão do atacante Gonzalo Plata, que recebeu o cartão vermelho direto aos 10 minutos do segundo tempo. Na manhã desta quinta-feira, a Conmebol divulgou o áudio da comunicação entre a arbitragem no confronto.
O equatoriano foi expulso por acertar Marcos Rojo, com a mão direita. Os dois se envolveram em um embate fora do lance onde a bola estava. Após caírem, o camisa 50 rubro-negro acertou as partes íntimas do adversário. Quem viu o lance foi o assistente Claudio Urrutia.
Houve revisão do VAR por cerca de três minutos, mas o árbitro Piero Maza manteve a decisão de expulsar Plata. A demora foi pelo fato de que, na cabine, os árbitros demoraram para encontrar a melhor imagem e buscaram em todas as câmeras.
Em campo, o assistente Claudio Urrutia diz que o jogador do Racing tenta levantar o Plata, que o atinge com um golpe nas genitais. Juan Lara, responsável pelo VAR da partida, concordou e chamou a ação do equatoriano de conduta violenta.
- Auxiliar 1 (Claudio Urrutia): “O jogador do Racing tenta levantar o do Flamengo pela camisa. E o jogador do Flamengo lhe dá um golpe, com o punho, nas genitais”.
- AVAR2 (Edson Cisternas): “Claudio diz que há um golpe”.
- VAR (Juan Lara): “Conduta violenta. O número 6 vai levantar (Plata), e ele lhe acerta um golpe. Piero, temos só uma câmera de longe que mostra o Marcos Rojo levantando o jogador pela camiseta, ele (Plata) reage com um golpe”
Com o cartão vermelho, Plata desfalcará a equipe comandada por Filipe Luís na final da Libertadores. O Flamengo enfrenta quem avançar de Palmeiras e LDU, que jogam nesta quinta-feira, no Allianz Parque, na decisão no dia 29 de novembro, em Lima, no Peru.
Por O Globo

 
                       
                       
                       
                      