Dia Nacional da Alfabetização: programas da Prefeitura de Maceió impulsionam incentivo à leitura e escrita

0
semed

Selo Ouro do MEC reconhece êxito do Alfabetiza Maceió

 

 

A leitura e a escrita na infância são direitos fundamentais e ferramentas de transformação social. Nesta sexta-feira (14), a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) celebra o Dia Nacional da Alfabetização, ressaltando as iniciativas que garantem, cada vez mais, que crianças tenham acesso a uma educação de qualidade.

Uma das ações exitosas é o Programa Alfabetiza Maceió, que foi criado em 2021 pela prefeitura, por meio da Semed, com o objetivo de fortalecer a alfabetização dos estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental nas escolas da rede pública municipal de ensino.

A iniciativa se consolidou como uma ferramenta de transformação social para milhares de crianças e estudantes. Em 2024, as práticas adotadas pela Prefeitura de Maceió foram reconhecidas nacionalmente ao conquistar o Selo Ouro, no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, alcançando a nota máxima (100), em uma avaliação promovida pelo Ministério da Educação (MEC).

Avaliações de desempenho

Atualmente, os estudantes dos 2º anos estão passando pela aplicação do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal) nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados são utilizados para gerar o Indicador Criança Alfabetizada (ICA) dos municípios e do estado de Alagoas, bem como políticas públicas de alfabetização.

Além disso, mais de nove mil estudantes dos 5º e 9º anos de 91 escolas da rede pública de ensino de Maceió realizaram as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no mês de novembro, de forma censitária, e estudantes dos 2° anos, de forma amostral.

Principal avaliação da qualidade da Educação Básica no Brasil, a prova analisa o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática e serve de base para a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que indica o nível de aprendizagem e os desafios da educação em cada município.

Vales-livros na Bienal

Reforçando o compromisso ao incentivo à leitura e garantindo o direito fundamental à educação, cerca de 11 mil estudantes da rede pública municipal de ensino, entre eles crianças em fase de alfabetização, receberam vales-livros para mergulhar em novas histórias durante a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

A iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio Semed, transformou páginas em pontes para o conhecimento, incentivando o prazer da leitura.

Parcerias reforçam a alfabetização

Como estratégia para alfabetizar os estudantes não alfabetizados na idade certa (até o 2° ano), a Semed também firmou parceria com o Instituto Ayrton Senna e vem desenvolvendo as soluções educacionais de correção do fluxo escolar com turmas do Se Liga e Acelera, além das turmas com o Circuito 360, Fórmula da Vitória e a formação de diretores escolares com o Gestão Nota 10.

Em 2025, o Alfabetiza Maceió ampliou a frente de atuação ao firmar parceria com a Associação Bem Comum, responsável pela execução do Programa Educar para Valer.

Foram disponibilizados materiais pedagógicos de apoio, como os cadernos de Fluência e Matemática da Lyceum Consultoria, os livros de Língua Portuguesa e as obras “Palavra Rendada”, do Regime de Colaboração Seduc/MEC. Os recursos didáditos contemplaram 31 mil estudantes dos anos iniciais, fortalecendo o processo de alfabetização com conteúdos específicos para cada etapa de aprendizagem.

Além dos materiais, o Alfabetiza Maceió investe na formação continuada de professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares, em parceria com a Fundepes, e acompanha o desempenho dos alunos por meio de avaliações diagnósticas e formativas, com o Sistema Educar Pra Valer (SAEV).

O monitoramento contínuo revelou avanços significativos na aprendizagem, sobretudo em fluência leitora, escrita e Matemática.

Entre as iniciativas de destaque em 2025, estão o projeto Se Liga na Alfabetização, coordenado pela área técnica do Ensino Fundamental da Semed. A ação reúne materiais didáticos complementares, avaliações e grupos de estudos voltados para professores do 2º ano, com foco nos resultados de Língua Portuguesa.

 

Julita Bittencourt/ Ascom Semed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *