Educação divulga resultado da seleção para alfabetizadores e intérpretes de Libras

0
semed

Profissionais atuam no programa Brasil Alfabetizado, que visa ampliar o acesso à educação para jovens, adultos e idosos que ainda não foram alfabetizados

 

 

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou o resultado da seleção de alfabetizadores e tradutores-intérpretes de Libras que vão atuar no Programa Brasil Alfabetizado (PBA) 2025-2027. A lista da convocação para a realização das entrevistas foi publicada no Diário Oficial de Maceió nesta terça-feira (6).

Foram selecionados 93 candidatos e divididos em 6 grupos. As entrevistas acontecerão nesta terça-feira e vão até quinta-feira (8). Quem não conseguir comparecer nesta terça-feira, pode entrar em contato com a banca examinadora através do e-mail pba@semed.maceio.al.gov.br .

Para a realização da entrevista, os convocados deverão apresentar-se na sala da Coordenação Técnica da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, na sede da Semed, na Rua General Hermes, nº. 1.199, Bairro: Cambona – Maceió/AL, apresentando documento de identificação válido com foto (original). Não serão aceitas cópias de documentação pessoal, bem como a presença de terceiros nas salas de entrevistas.

A separação dos grupos, os horários e dados das entrevistas de cada candidato estão disponíveis entre as páginas 35 e 37 do Diário.

PBA

O programa visa ampliar o acesso à educação para jovens, adultos e idosos que ainda não foram alfabetizados. Os alfabetizadores atuam em turmas presenciais com carga horária de 10 horas semanais em sala de aula e duas horas dedicadas à formação continuada.

Eles criaram uma bolsa de R$ 1.200,00 paga pelo Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Entre as diversas atividades a serem desenvolvidas pelos alfabetizadores selecionados estão o planejamento das aulas, acompanhamento da frequência dos alunos, registro de produções pedagógicas, aplicação de avaliações, realização de visitas domiciliares aos estudantes que faltam e garantia da coleta de aulas para a formação das turmas.

Os intérpretes de Libras devem estar vinculados a turmas com ao menos um aluno surdo e participar das mesmas formações previstas para os alfabetizadores.

 

Julita Bittencourt/Ascom Semed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *