Filipe Luís elogia força mental do Flamengo e pede equilíbrio: “Horas atrás, a gente estava em crise mundial”

Treinador fica satisfeito com atuação diante do Bragantino e ressalta capacidade de recuperação psicológica da equipe após a derrota para o Fluminense
O Flamengo venceu o Bragantino por 3 a 0 neste sábado, no Maracanã, e pode ser campeão do Brasileirão já na próxima rodada. Em entrevista coletiva após o jogo, o técnico Filipe Luís afirmou que o foco estará apenas em vencer na Arena MRV, na qual conquistou o primeiro título da carreira com o time profissional, a Copa do Brasil de 2024, e enalteceu a parte mental da equipe.
O treinador ressaltou a capacidade de recuperação do Flamengo depois da derrota para o Fluminense, na quarta-feira. Segundo Filipe Luís, a sensação era de que havia uma “crise mundial” no clube depois do mau resultado.
— Eu acredito que o grupo, a nível mental, está muito forte. Os jogadores que voltaram das seleções voltaram com a cabeça limpa, com a cabeça no jogo e conseguiram jogar até mais minutos. E a gente está focado no que é o presente, que é o nosso objetivo, que é ganhar o próximo jogo. Sabendo que fazendo a nossa parte, estamos mais perto do nosso grande objetivo.
— Um dia, algumas horas atrás, a gente estava em uma crise mundial. Então, sabemos perfeitamente que precisamos ser equilibrados nesse ponto. Ou seja, primeiro saber por que perdemos, por que empatamos e por que ganhamos. Esse é o meu trabalho, eu passei isso pra eles, que entenderam muito claro a forma como foi o jogo.
O Flamengo está próximo do título do Brasileirão 2025 e abriu quatro pontos na liderança. Para levantar o troféu na 36ª rodada, o Rubro-Negro precisa derrotar o Atlético-MG em Belo Horizonte e contar com uma vitória do Grêmio sobre o Palmeiras em Porto Alegre. Quaisquer outros resultados mantêm a briga aberta.
— Não penso no que está em jogo, penso simplesmente no que vai se apresentar durante o jogo e nosso principal objetivo é vencer. Um adversário muito difícil, um campo difícil. É verdade que tenho essa alegria (primeiro título da carreira), mas também tenho a tristeza da eliminação da Copa do Brasil nos pênaltis. O adversário vem ferido por perder a final de hoje. Mas conheço muito bem o treinador, é meu amigo, o Sampaoli. Sei taticamente o quanto é incrível e da dor de cabeça que vai ser preparar esse jogo. Mas só penso no que está no nosso controle, que é tentar vencer o jogo lá — afirmou.
O jogo contra o Atlético será o último antes da final da Libertadores. O Flamengo entra em campo na terça-feira, às 21h30, na Arena MRV. Depois, volta ao Rio de Janeiro e viaja na quarta para Lima. O duelo com o Palmeiras será no sábado. Filipe Luís disse ainda não saber qual time mandará a campo em Belo Horizonte.
— Estou com o jogo do Bragantino e a preparação do Bragantino na cabeça, mas a partir de amanhã (domingo) receberei informe médico de como está o processo de recuperação e a saúde dos jogadores, aí começarei a tomar decisões. Por exemplo, há jogadores que têm dificuldade de jogar três jogos na semana. Vocês sabem muito bem quais são. Esses jogadores não performam com sequência de jogos. Mas eu quero ganhar do Atlético-MG e vou com os jogadores que acredito que são os melhores para poder vencer.
Por Letícia Marques — Rio de Janeiro (RJ)
