Governador dá pontapé inicial à Copa Rainha Marta e Taça das Grotas com inclusão social de 1,6 mil jovens

0

Competições visam também à promoção do futebol amador de comunidades do interior do estado e da região metropolitana de Maceió

 

 

O governador Paulo Dantas deu o pontapé inicial na VIII Copa Rainha Marta e na VI Taça das Grotas, na segunda-feira (1), no estádio Rei Pelé. Participam das duas competições, 1,6 mil atletas amadores, de 80 equipes do interior do estado e da região metropolitana de Maceió. Os eventos esportivos, de iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), visam à inclusão social através do apoio ao futebol amador de áreas vulneráveis.

Paulo disse que as competições fazem parte dos investimentos do Governo do Estado na área do esporte, visando ao desenvolvimento social. “A Copa Rainha Marta e a Taça das Grotas são ferramentas de inclusão social direcionadas para as regiões carentes do nosso estado. Além disso, as duas competições dão a oportunidade de revelar novos talentos, bem como ajudar no combate à criminalidade”, afirmou.

Além de anunciar R$ 18 mil em premiação para os campeões, o governador transmitiu mensagem da jogadora Marta para as jogadoras. “Falei com a nossa querida rainha Marta, por estes dias, e ela está entusiasmada com a sexta edição da Copa Rainha Marta. Lá dos Estados Unidos, onde está atuando, ela mandou um grande abraço para todos os atletas e todas as atletas, e pediu que priorizem o esporte alagoano”, contou o governador.

Presente ao evento e representando o Ministério dos Esportes, Julia Costa (diretora de Políticas do Futebol e de Promoção do Futebol Feminino, da Secretaria Nacional dos Direitos do Torcedor) parabenizou o Governo de Alagoas pela realização das duas competições. “É muito inspirador presenciar dois projetos tão incríveis, como a Taça das Grotas e a Copa Rainha Marta. Estas competições promovem esporte, educação, saúde e segurança. Daqui, eu vou levar essa impressão maravilhosa desses eventos. O Ministério dos Esportes parabeniza e agradece a oportunidade. São projetos incríveis”, disse Júlia.

A secretária Lydia Pollyana (Selaj) destacou o apoio do Governo de Alagoas para a promoção  das edições da Copa Rainha Marta e da Taça das Grotas. “A realização destas novas edições das duas competições reforçam o compromisso do Governo do Estado com o esporte, usado como instrumento de mudança social, formar cidadãos e encontrar novos talentos”, afirmou Lydia.

O secretário Especial de Gestão Charles Hebert (Selaj) ressaltou que pela primeira vez as duas competições foram lançadas juntas. “A Taça das Grotas e a Copa Rainha Marta começaram com a finalidade esportiva-social e se transformaram em competições de alto rendimento. Essas duas competições são agora exemplos para o Nordeste e o Brasil”, ressaltou Hebert.

 

Competição tem como política pública a inclusão

 

Com partidas que serão realizadas tanto em Maceió quanto no interior do estado, a Copa Rainha Marta conta com 32 equipes inscritas, com um total de 640 jogadoras, a partir dos 14 anos. Vale ressaltar que cada equipe pode inscrever até duas atletas acima de 12 anos. A Taça das Grotas reúne 960 jovens atletas amadores, entre 14 e 17 anos, de 48 times de regiões de Maceió e da Região Metropolitana da capital, em situação de vulnerabilidade social.

Marcelo Alves / Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *