SESI SENAI Alagoas celebra Destaque Nacional em Saúde Mental no ranking GPTW 2025

0
sesi

Resultado foi comemorado durante encontro de lideranças no SENAI Poço e reforça o compromisso das instituições com o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho

 

 

O reconhecimento nacional do SESI SENAI Alagoas com o Troféu Destaque em Saúde Mental, concedido pelo Great Place to Work (GPTW), foi celebrado pelos gestores do Sistema FIEA durante encontro de lideranças realizado na última sexta-feira (17), no SENAI Poço. A distinção colocou as instituições entre as dez melhores do país em boas práticas voltadas ao bem-estar emocional e à qualidade de vida no ambiente de trabalho.

O troféu – anunciado durante a cerimônia de entrega das 175 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, realizada no último dia 8 de outubro, em São Paulo (SP) – foi concedido a apenas dez organizações de todo o país. Esse feito posiciona o SESI SENAI Alagoas entre grandes empresas nacionais, destacando a força de sua cultura organizacional e o compromisso permanente com as pessoas. As outras empresas reconhecidas foram a Accenture, Adecoagro, Banco Mercantil, Cielo, Icaro Tech, São Martinho, SLC Máquinas, V360 e Vitru Educação.

Durante a reunião de gestores, o superintendente do SESI e diretor regional do SENAI, Carlos Alberto Paes, disse que o prêmio representa o esforço coletivo de todos que fazem parte das instituições e o amadurecimento de uma cultura voltada às pessoas.  “Esse resultado é fruto de um plano de ação robusto e do esforço das lideranças. Fomos surpreendidos positivamente ao receber o Destaque em Saúde Mental sem termos nos inscrito, mas, o GPTW reconheceu, por meio dos resultados, o impacto das nossas ações internas. Mudar a cultura de uma empresa é algo desafiador, e este prêmio mostra que nossa estratégia é viva e dinâmica”, afirmou.

 

Planejamento coletivo

 

A diretora de Gestão Estratégica, Nathália Romaguera, responsável pela Gerência de Gente e Cultura, reforçou que o reconhecimento é resultado de um planejamento coletivo e de um trabalho comprometido. “Clima organizacional e resultados caminham juntos. Esse destaque é fruto de um trabalho consciente e planejado, que contou com a dedicação de um time competente. Uma instituição que identifica e trata suas vulnerabilidades demonstra coragem. O grande desafio agora é manter esse patamar, buscando sempre fazer diferente para garantir um ambiente de trabalho satisfatório”, frisou.

Para Luciana Melo, gerente de Gente e Cultura, o reconhecimento reforça que a gestão com foco nas pessoas é o caminho certo. “Não existe outra forma de fazer gestão sem levar as pessoas em conta. Alagoas vem dando um exemplo a outras instituições do Brasil. Prova disso é que, durante ações de benchmarking, visitantes de outros estados se impressionam com os resultados obtidos aqui e levam nossas práticas como referência”, revelou.

A reunião contou com a participação de lideranças e das diretoras de Saúde e Segurança para a Indústria, Cláudia Piatti, de Educação e Tecnologia, Cristina Suruagy, e de Comercial e Marketing, Irene Simões.

 

Ações realizadas

 

O Destaque em Saúde Mental foi concedido a partir de uma análise do ecossistema GPTW/Great People – Mental Health, baseada na metodologia internacional The Turing, utilizada em países como Estados Unidos e Canadá. A ferramenta avaliou 1.365 comentários da Pesquisa de Clima Organizacional do SESI e do SENAI, identificando temas ligados ao Índice de Bem-Estar Emocional, que mede como os colaboradores se sentem no ambiente de trabalho.

Enquanto a média nacional do índice é de 74 pontos, o SESI SENAI Alagoas alcançou 91, resultado que reflete a força de uma cultura voltada ao cuidado, ao desenvolvimento e ao pertencimento.

O reconhecimento é fruto de um conjunto consistente de ações que fortalecem o bem-estar e a experiência dos colaboradores. Entre elas, destacam-se o Movimento de Competências Organizacionais, voltado ao desenvolvimento técnico e comportamental; programas de capacitação que somaram mais de 77 mil horas de treinamento; o fortalecimento da comunicação interna e o incentivo à inovação colaborativa.

Também merecem destaque o plano de cargos e salários, aliado a mais de 15 benefícios corporativos, e as ações permanentes de bem-estar físico e emocional, que reforçam o compromisso institucional com a saúde integral das equipes. Além disso, o programa de governança corporativa, as campanhas de endomarketing, a avaliação de desempenho e o fortalecimento das práticas de ESG consolidam um ambiente de trabalho saudável, humano e inspirador, onde o desenvolvimento profissional caminha lado a lado com o bem-estar emocional.

 

Ascom Fiea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *