Após ausência na sexta, Douglas Luiz vai a campo e participa de segundo treino da Seleção

0

Por Jorge Natan — Teresópolis, RJ

A seleção brasileira usou a manhã ensolarada de sábado em Teresópolis para ir a campo para mais um treino de preparação para os próximos compromissos pelas eliminatórias, diante de Equador e Paraguai. Única ausência na atividade da última sexta-feira, a primeira no gramado da Granja Comary, o volante Douglas Luiz participou normalmente do treinamento, recuperado de um quadro de amigdalite. Ele realizou três testes PCR para a Covid-19, e todos deram resultado negativo.

Com dois cartões amarelos nas quatro primeiras rodadas, Douglas Luiz está fora da primeira partida das Eliminatórias, contra o Equador, dia 4 de junho, em Porto Alegre. Depois de cumprir suspensão automática, ele fica à disposição de Tite para o duelo com o Paraguai. O ex-vascaíno foi titular nas quatro primeiras rodadas de Eliminatórias com o técnico Tite.

A atividade começou com o tradicional aquecimento, no qual foram usadas grandes bolas de fisioterapia, gerando muitas risadas entre os atletas. Depois, foi realizado um trabalho com foco na dinâmica de pressão imediata logo após a perda da bola. Os auxiliares Matheus Bacchi e Cleber Xavier acompanharam a atividade sempre reforçando a necessidade de recuperação rápida da posse.

Alternância de atletas e funções

 

Na sequência, os atletas participaram de um trabalho tático de ataque contra defesa, inicialmente com uma linha de quatro defensores formada por Emerson, Marquinhos, Felipe e Alex Sandro, além de Casemiro na cabeça de área e Alisson no gol. No time ofensivo ficaram Fabinho, Éverton Cebolinha, Neymar, Paquetá, Roberto Firmino e Richarlison.

Depois, Fred entrou no lugar do volante do Liverpool, que foi para a defesa. Renan Lodi substituiu Alex Sandro na lateral esquerda, e Vini Jr entrou na vaga de Paquetá. Novas trocas foram feitas ao longo da atividade, com Casemiro indo para o time ofensivo, Militão entrando na zaga e Danilo na lateral direita.

O técnico Tite supervisionou o trabalho e o interrompeu em algumas oportunidades para dar orientações. Ele experimentou ainda troca de funções de atletas, casos de Richarlison, que saiu da direita e foi para o comando do ataque, e Firmino, que deixou o posto de homem mais avançado e recuou para criar jogadas ao lado de Neymar. Neste caso, Paquetá compôs o meio mais recuado.

Jogadores da seleção brasileira se divertem em treino — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Jogadores da seleção brasileira se divertem em treino — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Em outro momento, a formação defensiva foi alterada, com dois volantes à frente da linha de quatro jogadores: Douglas Luiz e Fabinho. Casemiro e Fred ajudaram na criação do ataque neste momento, com bastante apoio na esquerda de Renan Lodi ou Alex Sandro. Do outro lado do campo, quem não participava da atividade tática realizava um trabalho de cruzamentos e finalizações.

O grupo em Teresópolis conta, neste momento, com 18 dos 24 convocados por Tite para os compromissos. O meia Fred, que participou da final da Liga Europa com o Manchester United, na última quarta-feira, foi o último a chegar, na manhã de sexta.

 

Ainda se apresentarão nos próximos dias os três jogadores que jogarão a final da Liga dos Campeões – Thiago Silva (Chelsea), Ederson e Gabriel Jesus (Manchester City) – e os atletas que jogam no futebol brasileiro – Weverton (Palmeiras), Gabigol e Everton Ribeiro (Flamengo).

 

Enquanto o grupo não fica completo, participarão dos treinamentos nos próximos dias cinco jovens jogadores de Athletico-PR, Flamengo e Fluminense. São eles os goleiro João Fernando (Flamengo, 20 anos) e Léo Linck (Athletico, 20 anos), o zagueiro Luan Patrick (Athletico, 19 anos), o meia Daniel Cabral (Flamengo, 19 anos) e o atacante Matheus Martins (Fluminense, 17 anos).

A seleção brasileira treina na Granja Comary até a próxima quarta-feira, quando embarca para Porto Alegre, onde realizará o primeiro compromisso na atual Data Fifa, diante do Equador, no Beira-Rio, no dia 4 de junho. Depois, viaja para Assunção, onde enfrentará o Paraguai, no Defensores del Chaco, no dia 8.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *