Temporal: chuvas deixam ruas de Maceió cobertas pela água

0

Em Jatiúca, área nobre da capital, uma via ficou totalmente alagada e motoristas enfrentam dificuldades para trafegar

 

 

As chuvas que caem desde a tarde dessa segunda-feira (6) causaram transtornos em toda Maceió e Região Metropolitana. Diversas ruas e avenidas registraram alagamentos.
Vários bairros da capital foram tomados pela água, especialmente os da parte baixa da cidade.

Na Jatiúca, nossa equipe de reportagem registrou a situação da Rua Eduardo dos Santos. Com a via invadida pela água, os condutores enfrentaram dificuldade para transitar pela localidade.

Além da Jatiúca, foram registrados pontos de alagamentos nos bairros da Mangabeira, Poço, Cambona, Farol, Bebedouro, Levada e Prado.
No Graciliano Ramos, o volume do açude aumento e causou preocupação aos moradores. O bairro do Eustáquio Gomes teve o terminal de ônibus tomado pela água. Uma enxurrada na Grota do Rafael, no Jacintinho, assustou os moradores da região.

A Defesa Civil Municipal emitiu, nesta segunda-feira (6), um alerta para a possibilidade de chuvas intensas que podem gerar acumulados significativos. O aviso está vigente até a próxima quarta-feira (8).

Até o momento, os bairros Farol, Cruz das Almas e Cidade Universitária registraram o maior volume de chuvas.

“Nossa atenção é principalmente voltada para as áreas de risco de Maceió, pois com a continuidade das chuvas iniciam as ocorrências de alagamentos e deslizamentos”, pontua Abelardo Nobre, coordenador-geral do órgão.

A previsão indica continuidade de tempo nublado com pancadas de chuvas ao longo da noite e madrugada desta segunda-feira (6), variação de nebulosidade com possibilidade de chuva nos períodos da manhã e noite para a terça-feira (7), e períodos curtos de sol intercalados com períodos de nuvens para quarta-feira (8).

“Nós recomendamos que a população que reside próximo a encostas, ruas alagadas e residências com problemas de estrutura, procure um lugar seguro e acione a Defesa Civil”, completa o coordenador.

A população pode acionar o órgão ligando gratuitamente para o telefone 199.

Quando há possibilidades de chuvas mais intensas, o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Municipal (CIMADEC) emite as mensagens de texto com os alertas para a população cadastrada na plataforma.

O cidadão interessado em receber as mensagens precisa informar o CEP de sua residência para o número 40199, por SMS, de forma gratuita.
Há também a possibilidade pelo aplicativo WhatsApp. Enviando uma mensagem para o número (61) 2034-4611 e interagindo com o assistente virtual para compartilhar a localização atual ou escolhendo qualquer outra.

A Defesa Civil Estadual também divulgou um alerta na noite dessa segunda (5), informando que os expressivos acumulados de chuvas podem se estender até está quarta-feira (8).

 

Por Tribuna Hoje / Foto: Sandro Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *